DOM AQUINO

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
Paulo Freire


http://pensador.uol.com.br/paulo_freire_frases_educacao/

quarta-feira, 13 de junho de 2012

“Cantinho da Leitura”



A motivação e a construção do hábito e gosto pela literatura começa bem cedo. Os alunos do 1º ciclo leem diariamente na Roda da Leitura, obras literárias de diversos autores como Eva Funari...Ficam à vontade para escolher os livros que encontram dispocstos no “cantinho da Leitura”, que normalmente conta com cerca de 35 a 50 livros. É muito satisfatório ver nossos pequenos lendo com autonomia e prazer, diz as professoras Elza, Luciana e Lais Nara.
















































Dia das Mães

Foi realizado no último sábado dia 12, a comemoração do dia das mães, com palestras, apresentações de teatros dos alunos e também dos profissionais da escola, poesias, coreografias, músicas e slides em homenagens as mães.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

MEMORIAS LITERARIAS



A dona Lidia Semensato tem 62 anos de idade e tem 3 filhos: 2 homens e 1 mulher, em sua entrevista ela disse que a Águas Claras era melhor que agora. Faz 20 anos que ela está em Águas Claras disse que não tinha caixa da Água e não tinha supermercado mas tinha cerrelheria, máquina de arroz, posto de gasolina e ela falou que não era feliz devido as dificuldades daquela época.

AUTOR: CARLOS HENRIQUE SEMENSATO

MEMÓRIAS LITERARIAS ALUNOS DO 6° ANO

MEMÓRIAS LITERARIAS.
ALUNOS DO 6° ANO.

 
Uma interrogação !

Meu nome é Maria Helena dos Santos eu tenho 65 anos; estou casada com meu segundo marido tem 15 anos .A minha vida é muito boa por que eu tenho muita saúde e nada me falta; no total eu tenho 10 filhos; tive meu primeiro filho com 18 anos de idade ;eu não acho que  tive meu primeiro filho muito nova. A minha relação com meus familiares é muito boa .Eu me casei no dia 10 de Junho de 1997; que eu saiba eu não tenho nenhum inimigo.
Eu estudei até a quarta série, nasci no dia 8 de Janeiro de 1.945 a minha saúde é ótima só tenho um problema de coluna ; eu gosto muito de me arrumar, gosto muito de passear, meu prato de comida predileto é pizza. Eu me acho mais ou menos bonita.

Autor : Flávio E  Marta

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Comemoração de Páscoa

A Escola Dom Aquino realiza mais uma festividade do dia da Páscoa. Com apresentações tais como: leitura de poemas, teatros e  apresentação da Fanfarra Bate Lata.












quarta-feira, 4 de abril de 2012

Dia Internacional da Mulher

No dia 08 de março, dia Internacional da Mulher, os alunos de 5º ao 9º ano, se reuniram, juntamente com os professores e a coordenadora pedagógica, onde discutiram alguns pontos fundamentais desse dia tão importante para a mulher: 
  1. A Lei Maria da Penha;
  2. Os diversos tipos de violência contra a mulher(vídeos);
  3. Momento de debate entre os alunos;
Neste momento de debate, uma aluna relatou que sua mãe sofria violência por parte de seu pai que era um alcoolátra e quando isto acontecia, onde as crianças tinha que fugir,ou seja, os mais grandes fugiam, já os três mais pequenos permaneciam porque nao conseguiam correr e a mãe ficava junto, porque como iria le a fugir e deixar os mais pequenos, então, todos apanhavam.
 A professora do 1º ciclo/ 3ª fase, assistui com seus alunos o filme conto da sereia Iara, que tinha como finalidade trabalhar o dia da mulher, que retrata a história de uma sereia que se transformava em mulher e que se apaixonou por um pescador. E ela pediu para que ele prometesse que não a maltrataria. depois com o passar do tempo, ele começou a beber e a maltratar ela. E para se vingar ela pediu ajuda das forças das aguas e inundou a casa com tudo que ele havia conseguido durante sua vida

As professoras do 1º ciclo/ 2ª fase, tive a ideia de confeccionar um cartaz com imagens de mulheres recortadas de livros, na qual perguntava para os alunos quais as diversas profissões que uma mulher poderia estar trabalhando. Depois, assistiram juntos com a turma do 1º ciclo/ 3ª fase ao filme - Iara.

Frases elaboradas pelos alunos:
  •  Tem homens que seduzem, que alegram, que encantam. Mas com o passar do tempo, aquele homem que te seduziu, que te alegrou e que te encantou, te faz sentir medo e vergonha, porque ficou agressivo e rancoroso. VIOLÊNCIA FEMININA SEJA CONTRA.
  • A mulher é como a vida: ela irá crescer, amadurecer, envelhecer, morrer. Mas nunca ela irá perder o amor por você. Pense nisso, sua mulher é o bem mais precioso que você tem.
  • Antes de pensar em espancar sua mulher lembre-se que você necessita do amor e carinho dela.
  •  Antes de maltratar  sua mulher não se esqueça de que no futuro alguém pode bater em sua mãe ou até matar sua filha.
Assim, a principal finalidade foi de conscientizar os alunos de que não existe apenas a violência física, como também a psicológica, sexual, moral, doméstica entre outras. E que juntos possam chamar a atenção para que atos de agressão sejam denunciados.



quinta-feira, 9 de junho de 2011

Apresentação da fanfarra e baliza na Escola Nivaldo Fracarolli

A Escola Dom Aquino Corrêa levou a fanfarra juntamente com a baliza para participar do encerramento do Projeto de Meio Ambiente e Reciclagem da Escola  Nivaldo Fracarolli, onde realizaram uma grande e excelente apresentação.